Os desafios da formação inicial de estudantes indígenas brasileiros em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22267/relatem.20131.55

Palavras-chave:

Covid-19, Formação de Professores Indígenas, Educação Matemática.

Resumo

Em tempos atuais, a calamidade pela qual passa a humanidade em meio à pandemia causada pelo vírus Covid-19 acarretou o isolamento social, impactando principalmente a área da Educação, por meio da suspensão das atividades disciplinares presenciais nas escolas e universidades brasileiras. Surgiram então alguns obstáculos, como as dificuldades enfrentadas pelos estudantes quanto ao acesso à estrutura mínima para a participação nas aulas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. É nesse contexto que o presente estudo se pauta para refletir sobre como os indígenas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) vêm desenvolvendo suas atividades acadêmicas e de pesquisa em tempos obscuros. Nesse sentido, tomamos como ponto de partida a seguinte indagação: Qual o impacto da pandemia causada pelo Covid-19 no processo de formação inicial dos estudantes indígenas em cursos de Licenciatura Intercultural e em Matemática nos estados do Amazonas e do Tocantins? Para tanto, objetivamos conhecer os modos de estudo e de pesquisa dos estudantes indígenas em cursos de Licenciatura intercultural e em Matemática em meio à suspensão das aulas presenciais. O estudo possui abordagem qualitativa pautada na pesquisa etnográfica, para o qual foram recolhidas e analisadas narrativas de formação dos partícipes da pesquisa – estudantes indígenas do povo Xambioá/TO/Brasil, Kokama/AM/Brasil e Baniwa/AM/Brasil, via Diagnóstico Sociocultural de Futuros Professores Indígenas de Matemática. Nossas considerações reflexivas destacam que, mesmo vivendo em distintos lugares com distintas culturas e visão holística de mundo próprias, esses povos indígenas apresentam uma unidade quanto à força e à vontade de conquistar seu espaço e buscar uma formação pautada na postura crítica, investigativa e reflexiva, mesmo diante das situações adversas nas quais vivem em tempos não só de obscurantismo das políticas públicas, mas, sobretudo provenientes da pandemia.

Palavras-chave: Covid-19. Formação de Professores Indígenas. Educação Matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisangela Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Araguaína. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/Câmpus de Araguaína)/UFT. Tutora PET/Conexões de Saberes Indígenas.

  • Bacury, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/Campus de Manaus. Professor e pesquaisador do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação/UFAM.

  • Mapiama, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Acadêmico indígena pertencente ao povo Kokama do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

  • Daaliroa, universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Acadêmico indígena pertencente ao povo Baniwa do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

  • Ixynoa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Acadêmico indígena pertencente ao povo Karajá de Xambioá do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus de Araguaína. Petiano do PET/Conexões de Saberes Indígenas.

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Os desafios da formação inicial de estudantes indígenas brasileiros em tempos de pandemia. (2020). Revista Latinoamericana De Etnomatemática, 13(1), 215-235. https://doi.org/10.22267/relatem.20131.55

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)